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AIDA (atenção, interesse, desejo e ação): entenda as 4 etapas do conceito

Por dezembro 14, 2018 Sem Comentários

O que é AIDA? Você nunca teve contato com este tema? Bom, trata-se de uma sigla que resume o processo de venda e visa aumentar sua taxa de conversão. Imagine ter uma forma de conduzir o consumidor a realizar a ação que você deseja?

A sigla AIDA remete as palavras: atenção, interesse, desejo e ação.

Mas não se precipite: saber o que é AIDA vai muito além destas quatro palavras.

Além de saber qual é o perfil do consumidor do seu negócio, é preciso saber qual o caminho percorrido por ele para, enfim, comprar seu produto.

Para ter um bom resultado de vendas, é preciso conhecer bem o seu público. Mas não devemos parar por aí. Existe outra forma facilitadora para alcançar o sucesso.

Este é o objetivo de saber o que é AIDA.

Considerada peça-chave para compreender as atitudes do cliente durante o processo de compra, a técnica AIDA também muito é utilizada em ambiente digital.

Vamos mostrar o conceito de cada uma das etapas deste processo e você entenderá a importância de saber o que é AIDA.

Vem com a gente e mergulhe de cabeça nesse tema tão importante!

Mas afinal, o que é AIDA?

o que é AIDA

Modelo AIDA, como vimos até aqui, trata-se de uma forma de ilustrar os principais passos do consumidor durante o processo de compra até chegar na aquisição.

Ele descreve as motivações básicas que fazem o consumidor escolher seu produto ou serviço.

As empresas adotam o método AIDA para acompanhar a experiência do consumidor durante o trajeto de compra percorrido.

O primeiro passo é conseguir a atenção (A) das possíveis clientes. O segundo é gerar interesse (I) neles.

Já o terceiro tem como objetivo transformar o interesse em desejo (D). O quarto e último passo se preocupa com a ação (A), ou seja, a compra.

Sendo bem objetivo, chegar na última etapa deste processo é o que realmente importa para todos, não é mesmo?

Mas tenha em mente: para chegar até a ação, é preciso desenvolver um trabalho muito bem feito.

Agora, para você saber de fato o que é AIDA e entender cada etapa do processo, vamos detalhar cada fase com o objetivo de te aumentar sua taxa de conversão.

Esta ação serve tanto para a venda de um produto ou serviço, quanto para a ação de baixar um e-book, por exemplo.

Chame atenção do seu cliente

o que é AIDA - atenção

Este é o primeiro passo do método AIDA marketing – chamar atenção do cliente potencial.

Não é tão fácil quanto parece, ok?

Hoje, com tantas informações disponíveis na internet, temos apenas 5 segundos para capturar a atenção do usuário.

Seja por meio de vídeo ou artigo, esta é média de tempo trabalhada para falar com o consumidor.

Mas como eu chamo a atenção deste usuário?

Aí depende muito do tipo de conteúdo trabalhado.

Em um anúncio, você pode escolher uma imagem mais chamativa para o feed de notícias do Facebook ou YouTube, por exemplo.

Mas a imagem deve se destacar mesmo, porque o usuário não perde muito tempo analisando anúncios.

Se não chamar atenção, ele vai seguir e será uma oportunidade perdida para seu negócio.

Um cuidado muito importante nesta etapa do processo AIDA marketing é trabalhar com cores fortes e contrastantes, combinadas com frases objetivas.

Destaque somente o necessário para gerar curiosidade no usuário. Assim ele continuará consumindo seu conteúdo.

Para estes passos do modelo AIDA serem facilitados, ter a persona do seu negócio definida é um grande avanço.

Persona nada mais é do que a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. É um perfil de consumidor baseado em dados reais do seu empreendimento.

Com ela definida, você também saberá qual linguagem usar em todos os passos para obter sucesso com o método AIDA vendas, afinal, a taxa de conversão certamente aumentará.

Desperte o interesse em seu público

o que é AIDA - interesse

Este é o segundo passo para você aprender o que é AIDA e saber lidar melhor com seus clientes.

Depois de conseguir atenção do seu potencial cliente, a técnica AIDA vendas exige que você tenha um conteúdo realmente interessante para o usuário para conseguir aumentar sua taxa de conversão.

Mas qual conteúdo seria interessante para ele?

Por incrível que pareça, aqui o produto deve ser deixado de lado.

Isso mesmo, você não leu errado. Não tenha medo, confie no método AIDA marketing.

Deixe o produto de lado e foque sua atenção no problema do seu cliente.

Tudo precisa girar em torno do que ele quer, o que ele precisa, como ele se sente, etc. Assim o conteúdo causará mais interesse no consumidor.

Essa é a hora de apontar uma solução para o problema da sua persona, assim ela ficará ainda mais curiosa e continuará ouvindo suas palavras.

No meio da multidão você conseguiu chamar atenção do usuário. Agora, como essas pessoas passaram a conhecer sua empresa, chegou a hora de dar continuidade no trabalho.

Seu desafio é deixar o cliente com algumas dúvidas em mente, como “e se isso for a solução para o meu problema?”, ou “por que não comprar?”.

Este potencial cliente até pouco tempo nem te conhecia, agora passa a considerar tudo o que foi dito por você.

Neste momento ele quer saber quais são as vantagens para seguir com você e passar para a próxima etapa do modelo AIDA.

Estimule o desejo

o que é AIDA -desejo

Neste processo de aprendizado sobre o que é AIDA, a terceira letra da sigla faz referência ao desejo.

Aqui você deve transformar o interesse das pessoas na vontade de ter as vantagens oferecidas pelo seu produto.

Deixar o cliente de boca aberta, como o Máskara, é uma ótima maneira de induzi-lo à compra.

 método AIDA marketing

Tenha sempre em mente: esta etapa também é crucial, pois só o interesse do cliente não basta para ele realizar a compra ou qualquer outra ação desejada.

O desejo, por ter relação com a emoção, não com a razão, é considerado uma tarefa um pouco complicada no processo do modelo AIDA vendas. Mas para isso nós precisamos utilizar algumas estratégias.

Veja algumas dicas para aplicar nesta etapa da técnica AIDA:

Fale sobre a transformação

Ao aprender o que é AIDA, tenha em mente: você não vende apenas um produto, mas sim o valor transformacional dele, ou seja, como a vida da pessoa vai mudar com o seu serviço.

Em comerciais de creme dental, por exemplo, eles apenas mostram a marca e pronto, ou tentam envolver o consumidor?

Normalmente nos deparamos com famílias felizes, sorrindo, etc. Ou seja, após usar o produto você vai se sentir mais seguro e sorrir tranquilamente.

Esta propaganda não vende apenas o produto, ela vende a vontade de rir sem se preocupar com a limpeza dos dentes.

Esse tipo de estratégia gera desejo nas pessoas.

Agir com personalidade e emoção

Nesta etapa da técnica AIDA você deve se comunicar com personalidade e emoção.

Dessa forma, os potenciais clientes irão te enxergar como “gente como a gente”, não apenas um vendedor chato, o qual precisa a qualquer custo efetivar uma venda.

Neste momento eles tendem a se abrir e se tornar mais receptivos.

Quando entramos neste modo receptivo, passamos a nos permitir mais e desejar as coisas, sem ficar com aquele pensamento crítico antes de comprar um produto, como “não preciso disso agora”, ou “está muito caro, vou esperar o preço baixar”.

No início do processo de compra, esses pensamentos estão presentes na cabeça de qualquer consumidor.

Mas quando chegamos no estágio do desejo, passamos a agir com a emoção, não mais com a razão.

Quando o cliente chega nesta fase do método AIDA, você consegue transmitir a mensagem completa do seu produto e o valor transformacional que ele entregará a pessoa.

Este processo facilita muito a decisão do comprador potencial e, consequentemente, potencializa suas vendas.

Fez tudo certinho? Agora é só esperar a ação

o que é AIDA - ação

Ao aprender o que é AIDA e quais são seus processos, você certamente percebeu que o nosso objetivo principal é chegar até esta etapa, não?

Se você seguiu à risca todas as etapas anteriores do modelo AIDA, a tomada de ação ocorrerá naturalmente.

Mas isso não quer dizer que você pode ficar tranquilo e sem fazer nada.

Agora é a hora de usar uma linguagem clara de vendas.

Você deve mostrar seus diferenciais, o valor do seu serviço e as vantagens de ter o seu produto.

Um café, por exemplo, pode usar a degustação como estratégia para induzir o consumidor à ação.

Se for um produto diferenciado, a chance de compra, ou seja, a ação desejada pelo negócio, passa a ser muito maior quando o potencial cliente gosta de produto na degustação.

A Bauducco faz um trabalho semelhante com o exemplo acima.

Em suas lojas tem um espaço dedicado à degustação de panetones durante o ano inteiro, não apenas no natal.

Esta iniciativa pode aumentar as vendas de panetone da empresa. Assim a venda do produto não fica concentrada apenas no mês de dezembro, como acontece com outros fabricantes.

Entender o que é AIDA também é excelente para as lojas físicas. Não deixe de investir!

Já no ambiente digital, para o usuário tomar a ação desejada, utilizamos call to action (CTA).

CTA é um botão que orienta o usuário a realizar alguma ação específica, como “baixe aqui”, “clique aqui”, “compre agora”, “instale agora”, etc.

São botões chamativos com verbos de ação.

Achou que já sabia tudo sobre o que é AIDA? Tenha calma, temos mais uma boa surpresa para agregar ainda mais.

BÔNUS: conheça a nova etapa do processo AIDA

Apontamos que o modelo AIDA pode ser aplicado em diversos casos, desde conteúdos em vídeo, até em materiais escritos em ambiente digital, principalmente.

Depois de aprender o que é AIDA e como aplicar em seu negócio, você talvez sinta falta de alguma coisa, como saber qual a satisfação do cliente com o seu produto ou serviço.

Exatamente por isso, Elmo Lewis, criador do método AIDA, adicionou o S, de satisfação anos depois.

Qual a vantagem de fazer uma venda e não satisfazer seu consumidor? Nenhuma, não é mesmo?

Um comprador satisfeito tem uma chance muito maior de comprar outra vez com você. E tem mais: ele pode recomendar seus serviços para outras pessoas e aumentar ainda mais suas chances de venda.

Gostou do bônus do método AIDA?

Pode ter certeza: ele será essencial para seu negócio. Por isso é essencial não só aprender o é que AIDA, mas também se manter atualizado quanto a este processo.

Entendeu o que é AIDA? Agora coloque em prática!

o que é AIDA

 

Agora, como você já sabe o que fazer, coloque muitas informações relevantes no conteúdo com o intuito de despertar o desejo do cliente em adquirir o produto, ou seja, descreva os benefícios obtidos por meio desta compra.

Agora você já sabe o que é AIDA, então aplique em seu negócio e aumente sua taxa de conversão agora mesmo!

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