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E-Commerce! Ainda vale a pena ter um? Sim ou Não?

Por dezembro 30, 2017 Sem Comentários

O título desse post fala sobre E-Commerce, mas na verdade isso se aplica a qualquer tipo de negócio, e aí que está o X da questão, um E-Commerce é como qualquer outro tipo de negócio e esse é o ponto que muitas pessoas deixam escapar.

Todos os anos eu recebo dezenas de pessoas em meu escritório com ótimas ideias para um E-Commerce ou outro tipo de negócio de vendas online, e isso é muito bom, mostra que as pessoas cada vez mais tem visto a internet como um lugar de oportunidades.

O problema é que, por se tratar  de um algo digital (impalpável) muitas pessoas, talvez por falta de conhecimento, ou talvez por ser algo de uma geração que não está muito acostumada a posse de bens digitais, não conhece reconhecer o valor que mesmo assim esse tipo de negócio pode ter.

Veja  bem, sempre que alguém me procura umas das primeiras perguntas que eu costumo fazer é qual é o número que essa pessoa tem em mente, eu sempre soube fazer esse levantamento, mas um grande amigo e cliente me ensinou um termo que facilita muito a compreensão desse termo, quando eu pergunto para a pessoa qual é o número que ela tem em mente é para que eu possa Fazer a Conta ao Contrário, normalmente quando você pensa em um cálculo é do começo dos dados até o resultado, fazer a conta ao contrário, é pensar no resultado e ir voltando no cálculo para encontrar quais são os dados para chegar até esse resultado.

Vou usar sempre como referência um E-Commerce mas lembre-se que isso serve para qualquer tipo de negócio, como chegar em um Resultado de R$100 mil reais em vendas? Para isso, antes eu preciso saber o Ticket Médio, que é o valor médio das vendas por usuário, isso é a soma de todas as vendas realizadas dentro de um período e divida pelo número de pedidos realizados.

Exemplifico:

Digamos que o volume de vendas de um período em sua empresa tenha sido de R$100.000, sendo que este montante representa vendas efetuadas a 1.000 clientes. Se dividirmos os R$100.000 pelos 1.000 clientes, encontraremos o valor de R$ 100.

Ou seja, dos 1.000 clientes do dia, alguns devem ter gasto R$150 e outros devem ter gasto R$50, mas o valor médio gasto por eles é de R$100. Pois bem, estes R$100 representam o ticket médio deste período de vendas.

Ou seja, se eu quero chegar a um resultado de R$100 mil e meu ticket médio é R$100, eu preciso fazer 1000 vendas ou pedidos.

Então minha conta ao contrário fica assim:

(1) Vendas – R$100.000 <- (2) Pedidos – 1.000 <- ?

Isso nos leva a pergunta, o que precisa existir para meu e-commerce do exemplo ter vendas ou pedidos? A resposta é Acessos/Cadastros/Cliques¹, mas isso gera uma outra dúvida, como ter esses acessos? Com pessoas vendo o seu negócio, produtos e suas ofertas, isso nós chamamos de Visualização/Impressão², e de novo, mais uma pergunta, como gerar Impressões? Através de Mídia e Publicidade, vamos conseguir fazer isso. Para continuar a nossa conta eu preciso saber qual é a Taxa de Conversão³ desse negócio.

De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média de conversão brasileira no E-Commerce é baixíssima: apenas 1,65%. No entanto, existe uma série de medidas e cuidados que podem ajudar – e muito – a melhorar esse índice. Mas seguindo um velho provérbio chinês, Espere o melhor, prepare-se para o pior, então eu sempre uso nas minhas contas uma taxa de conversão de 1%

Assim conseguimos quase completar a conta ao Contrário.

(1) Vendas – R$100.000 <- (2) Pedidos – 1.000 <- (3) Acessos – 100.000 <- (4) Impressões – 10.000.000 <- (5)? Mídia e Publicidade

Aqui entra o grande X da questão, quanto custa para se ter 10 milhões de impressões, o quanto eu vou precisar investir para chegar nesse número, você pode se perguntar porque eu precisei fazer todas essas contas para chegar até aqui, é que de Vendas até Acessos depende de uma série de outros fatores que podemos falar em outros textos, como oferta, público, etc, mas impressões é uma métrica que conseguimos visualizar diretamente relacionada a investimento, em qualquer mídia digital que formos investir.

Através de um levantamento e pesquisas podemos encontrar quanto será necessário investir e aonde investir para se ter essas 10 milhões de impressões.

Quando trabalhamos no meio digital, todas essas informações são mensuráveis e são possíveis de serem alcançadas através desses cálculos.

A questão aqui é que por N Fatores (Concorrência, Demanda, Preço), esses valores de investimento podem aumentar bastante, suponhamos que depois de todas as  pesquisas descobrimos que para chegar nos 10.000 de impressões precisamos investir R$20.000 em mídia

Aqui está o ponto que gostaria de apresentar com esse texto, muitas pessoas tem vontade de investir ou abrir o seu negócio digital, mas quando encontramos um investimento que pode ser tão grande quanto o de um empresa tradicional (física) isso faz com que essas mesmas pessoas tenham dúvidas sobre continuar com esse investimento ou não, aí está, talvez por ser algo impalpável, algo que não é físico ou por falta de conhecimento mais aprofundado sobre negócios.

Mas a pergunta que eu sempre faço é, se você abrir uma empresa mais tradicional, para se chegar nesses mesmos R$100 mil em vendas, o investimento necessário, na adequação do imóvel, aluguel, energia, água, colaboradores, e ainda também em marketing, não será talvez ainda maior que os R$20 mil propostos?

Assim eu deixo a pergunta, para que agora que você já sabe um pouco como funciona e como chegamos nesses número.

E-Commerce, sim ou não? Digital, sim ou não?

Pense nisso!

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