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Um segredo que você deveria saber!

Por janeiro 11, 2018 Sem Comentários

Ao longo desses anos eu descobri algo que todo empresário deveria saber, uma resposta definitiva para algumas das perguntas que muitos de nós empresários temos ao longo de nossa caminhada.

É um pequeno exercício que eu aprendi a fazer e que tem dado certo em 99% das vezes, isso me mostrou que a maioria das vezes a Grande resposta para algumas perguntas que fazemos em nosso negócio, está….

Dentro de Nós!

Calma, não estou falando de algo filosófico ou espiritual, nada disso, e sim de uma postura que você deve adotar, a de

Se colocar no lugar do seu Cliente

Acho linda a expressão americana que resume a arte da empatia da seguinte forma “put yourself in someone else’s shoes”, sua tradução literal seria “colocar-se nos sapatos do outro”, ou seja, vestir-se do outro, experimentando sua realidade tal como ela é, e assim tentar observar o mundo através dos seus olhos.

Parece ser algo simples, mas eu vejo muitas pessoas se esquecendo justamente desse detalhe, talvez por você ser proprietário do seu negócio, você está fora da curva (como costumo dizer), quer dizer, você não se encaixa bem ou não vai ver seu produto e serviço como seu cliente.

Vou pegar meu caso como exemplo, como trabalho com publicidade eu presto muito mais atenção em anúncios de revista, outdoor, propagandas na TV ou na Rádio do que a maioria das pessoas, então não é justo dizer que só porque eu tenho esse comportamento os meus clientes, ou os clientes dos meus clientes, também vão ter.

Como eu disse anteriormente, fazer esse tipo de exercício, pode te ajudar a obter respostas para muitas perguntas, se algo vai funcionar ou não, imagine que você precise anunciar um produto ou serviço.

Se colocando no lugar do seu cliente, o seu anúncio chamaria a sua atenção o suficiente para fazer isso?

Não é incomum muitas empresas não quererem mostrar o seu preço, ou fazer ofertas e promoções mais agressivas por N crenças, como “Meu concorrente vai ver meu preço, eu não posso abaixar meu preço senão não consigo mais vender mais pelo preço antigo para o cliente, e por aí vai”, mas aí eu te pergunto, você entraria em contato com uma empresa que faz um anúncio igual o seu, sem preço, sem oferta?

Pense nisso, simplesmente pare e pense, sempre que você viu uma oferta que te chamava a atenção, como ela era?

Pra você não falar que eu estou te enganando somente para falar sobre publicidade, vou te dar outros exemplos como isso pode se aplicar em vários segmentos do seu negócio.

Se você quer saber como pode melhorar o processo de trabalho de um dos seus funcionários, sabe qual é a melhor estratégia? Sentar no lugar dele e fazer exatamente o que ele faz (calçar os seus sapatos), entender as suas dores, dificuldades e o que poderia ser diferente do processo que ele segue hoje que poderia melhorar a sua própria vida e de quebra dar mais resultado para o seu negócio.

Muitas pessoas acham que sabem o que é o melhor para o seu negócio, mas você já parou para pensar que talvez você não seja o público alvo que costuma consumir de você? Não? Então para comigo agora e pensa…

  • Seus clientes costumam ser seus colegas de escola ou faculdade?
  • Você usa as mesmas marcas de roupa que o cliente que costuma ir na sua empresa?
  • Quando você sai para passear ou ir jantar, você costuma encontrar seus clientes?
  • As suas férias costumam ser no mesmo lugar que seus clientes costumam ir?

Se você respondeu sim para todas as perguntas, meus parabéns, você é um caso a parte! Mas se você disse não para algumas dessas perguntas, assim como a grande maioria dos empresários, você TEM que entender que a sua empresa não é o que VOCÊ quer dela, mas sim o que os seus clientes querem, toda empresa é um organismo VIVO, e cabe a você saber identificar que o público que realmente consome de você pode não ser quem você esperava, MAS que se você conseguir se colocar no lugar do seu cliente, você já tem meio caminho andado para encontrar as soluções para muitos dos seus problemas.

Após tudo isso, espero que realmente você tenha visto que esse SEGREDO (que não é tão secreto assim) você deveria saber…

Até a próxima!

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