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Você deve Fracassar

Por janeiro 11, 2018 Sem Comentários

Hoje quero falar sobre o que mais me fez aprender nos últimos anos, lembrando que esse é meu ponto de vista e não uma regra absoluta, mas eu só aprendi muitas coisas de verdade passando por elas e a maior lição  de  todas só veio de quando eu falhei, talvez a palavra não seja quando mas sim o quanto.

Conforme os anos passam você aprende alguns termos que na prática se mostram muito mais reais do que você esperaria, estou falando agora sobre

O Papel Aceita Tudo

Se você nunca ouviu esse termo, vou explicar o que acontece, muitas vezes no seu negócio você vai pegar uma folha de papel, um documento do Word ou uma planilha e vai começar a fazer um planejamento com várias informações e suposições que talvez você tenha em sua mente, isso  é até certo ponto muito bacana, mas na prática o mercado nem sempre é como esperamos, ao começar o seu negócio você pode achar que o seu produto é tudo que os outros precisam, mas acontece que quando você vai pra rua vender a sua ideia, você  vai perceber que não é  bem assim.

Quando eu comecei meu negócio pensei que conseguiria vender um serviço de R$100 por Mês e que em menos de 6 meses eu teria 100 clientes, e em 1 ano atingiria até 1000 clientes, parece até piada ou delírio, mas olhando para trás agora, era só inexperiência, e é isso, essa pode ser uma das primeiras falhas, eu tive que aprender com isso, me adaptar e mudar o que estava pensando entregar, como entregar e para quem entregar.

Eu comecei a aprender aos poucos que o meu negócio nunca seria o que eu queria dele e sim o que o Mercado queria dele.

É claro que você pode estudar isso na faculdade ou por conta própria, mas nada vai te ensinar como a vida, eu tento evitar, eu juro, mas volta e meia eu acabo voltando ao marketing nas minhas explicações.

Se tratando sobre anúncios eu descobri que não  existem verdades absolutas e que tudo pode ser testado e mensurado, e aos poucos você  vai excluindo o que não deu certo e melhorando aquilo que deu um pouco certo, você vai fazendo isso tantas vezes que o seu anúncio vai melhorando cada vez mais e por fim você vai criando uma expertise no seguimento daquele anúncio e errando menos vezes e acertando mais, mas não se engane, você nunca vai deixar de errar ou falhar.

No seu negócio também vai ser assim, muitas vezes você vai tomar decisões que vai pensar estarem corretas e vai falhar, você  vai contratar funcionários achando que eles são os certos para o seu negócio e vai falhar, você vai desenvolver novos produtos e serviços e vai falhar, você vai tentar criar ofertas e propagandas e vai falhar….

Mas tudo bem, não se preocupe, eu descobri que a própria NASA tem como objetivo falhar várias vezes…você sabia disso? Resumindo a história todos os projetos da NASA custavam muito caro, mas raramente davam problemas, pra ser mais preciso 9/10 projetos tinham sucesso por umas séria de rotinas de segurança que eram seguidas, um especialista foi contratado então para tentar reduzir esse custo, ele descobriu que se eles colocassem seus projetos no ar mais rápido, eles falhariam mais vezes, mas o custo disso seria muito menor.

Por isso já que Falhar é inevitável, Falhe rápido…

A estrada para o sucesso não é uma linha reta e sem imprevistos, ela vai ter mais  a ver com uma pista sinuosa, cheia de buracos e problemas inesperados, mas você não pode desistir, continue falhando e aprendendo com seus erros, e um dia você simplesmente vai descobrir que vai estar falhando menos.

Como Steve Jobs disse em seu famoso discurso em Stanford, você não pode conectar os pontos olhando pra frente, você só vai conectar os pontos olhando para trás.

Então algo que pode parecer como uma grande derrota ou um grande fracasso na verdade pode te trazer um aprendizado para algo que você  vai estar fazendo no futuro.

Se você não conhece esse discurso, veja abaixo, pois vale muito a pena.

Até a próxima!

 

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